sábado, 19 de julho de 2014

Wanda Sá - Softly


Músicas
01 - Hô-bá-lá-lá - (João Gilberto)
02 - Sweet Happy Lifre- (Samba de Orfeu) - (Luís Bonfá/Antôni Maria)
03 - Quite Nights (Corcovado) - (Tom Jobim)
04 - Aruanda - (Carlos Lyra/Geraldo Vandré)
05 - The Dreamer - (Vivo sonhando) - (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
06 - Só Danço Samba - (tom Jobim/Vinícius de Moraes)
07 - Once I Loved - (Amor Em Paz) - Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
08 - Who Knows -  (Magenta/Ben Marney)
09 - Tem Dó - (Baden Powell/Vinícius de Moraes)
10 - With Feeling - (Marvin Fisher/Bart Howard)
11 - Água de Beber - (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
 
    Nascida em São Paulo, com um mês de idade sua família mudou-se para o Rio de Janeiro. Começou a estudar balé aos seis anos, surgindo nessa época a paixão pela música. Aos 11 anos passou a tocar violão. Na adolescência assistia a shows da bossa nova sentada na primeira fila, observando as mãos dos violonistas e memorizando os acordes executados pelos instrumentistas no braço do violão.

Matriculou-se aos 13 anos na academia de violão de Roberto Menescal e, em 1962, já era professora da academia de violão que o compositor mantinha com Carlos Lyra na Rua Dias da Rocha, em Copacabana. Começou profissionalmente em 1962, se apresentando no programa "Dois no Balanço", com direção da dupla Miéle e Bôscoli, levado ao ar pela TV Excelsior em transmissão ao vivo e do qual participaram também Tom Jobim, Sérgio Mendes e o Bossa Rio.

Em 1964, gravou seu primeiro disco, "Wanda Vagamente", produzido por Roberto Menescal e lançado pela RGE, com arranjos orquestrais assinados por Eumir Deodato. No repertório estão as primeiras músicas de Edu Lobo, Francis Hime e Marcos Valle, além da canção "Encontro", de autoria da própria cantora, em parceria com Nélson Motta, do sucesso "Vagamente" (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e a canção "Inútil Paisagem" (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), lançada por ela nesse disco. No fim deste ano, a convite de Sérgio Mendes, mudou-se para os Estados Unidos. Cantou numa boate em Los Angeles e foi vista por Dave Cavanaugh, produtor de Nat King Cole e Frank Sinatra. Wanda pulou das mãos de Sérgio para as de Cavanaugh e gravou três discos nos Estados Unidos, dois LPs com o grupo de Sérgio, o Brasil 65, entre eles "Wanda de Sah Featuring The Sergio Mendes Trio", em 1965. Ainda nesse país, gravou o segundo disco solo, "Softly", lançado pela Capitol Records.

Em 1966, retornou ao Brasil para prestar vestibular para o curso de Sociologia da PUC. Em 1969 casou-se com Edu Lobo e mudou-se com ele para os Estados Unidos. Com Edu teve dois filhos, Mariana e o também cantor Bernardo Lobo. Em 1969, gravou com Paul Desmond em seu disco "Hot Summer", em Nova Iorque, a versão americana de "Pra dizer adeus", de Edu Lobo e Vinicius de Moraes.  Em seguida, interrompeu a carreira de cantora para dedicar-se exclusivamente à família.

Em 1982, separou-se de Edu Lobo e retomou sua carreira profissional, apresentando-se em shows. Paralelamente, enveredou pelos cânticos religiosos e participou de shows como Jazzmania, no Morro da Urca, em 1986. O primeiro registro em estúdio desta segunda fase profissional da cantora foi o disco  "Brasil Bossa Nova - Série Academia Brasileira de Música vol. 3", gravado em 1992, com Pery Ribeiro e Osmar Milito.

Em seguida, 1995, gravou o disco "Eu e a Música" ao lado de Roberto Menescal. Em 1996 gravou o CD "Brasileiras", em dupla com a cantora e compositora Célia Vaz. Em seguida, vieram os shows e gravações com Roberto Menescal, lançado no CD "Uma mistura fina", gravado ao vivo em 1997 no Mistura Fina (RJ), contando com a participação de Miéle, e "Estrada Tókio-Rio", lançado em 1998, registro de uma das várias temporadas da cantora no Japão.

Em 2000 gravou, com Luís Carlos Vinhas, Tião Neto e João Cortez o CD "Wanda Sá e Bossa Três", registrando canções como "Errinho à toa" (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), "Brisa Do Mar" (João Donato e Abel Silva), "Canção Que Morre No Ar" (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli) e "Zanga Zangada" (Edu Lobo e Ronaldo Bastos), entre outras. Em 2001 lançou o CD "Bossa Entre Amigos", gravado ao vivo com Roberto Menescal e Marcos Valle no Teatro Rival.

Ainda em 2001, seu disco "Wanda Vagamente" foi relançado em CD pela Dubas Música, com distribuição da Universal Music, acrescido de três faixas bônus: "So nice", versão de Norman Gimbel para "Samba de verão" (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), "Quiet nights of quiet stars", versão de Gene Lees para "Corcovado" (Tom Jobim) e "To say goodbye", versão de Lani Hall para "Pra Dizer Adeus" (Edu Lobo e Torquato Neto).

Em 2002, lançou o CD "Domingo azul do mar" com faixas como "Jobiniando" (Martinho da Vila e Ivan Lins). Nesse mesmo ano, realizou show de lançamento do disco no Bar do Tom (RJ).

Em 2004 gravou o disco "Wanda Sá com João Donato", e o CD religioso "Jesusmania".

Em 2005 gravou no Japão os CDs "Bossa do Leblon" e "Swingueira", em dupla com Roberto Menescal. Teve dois DVDs lançados em 2006 e 2007, ambos em parceria com Roberto Menescal, o primeiro deles o registro do programa Ensaio, da TV Educativa, o segundo registro do show de lançamento do CD "Swingueira".

Em 2010 lança mais um CD em parceria com Roberto Menescal, "Declaração"


1 comentários:

M DUBOC disse...

DELÍCIA! Obrigado por compartilhar.