domingo, 3 de outubro de 2010

Bola Sete - Diversos


Bola Sete - Bossa Nova - 1962

Músicos
Bola Sete (violão)
Tião Neto (Baixo)
Chico Batera (bateria)

Músicas
01 - Tô de sinuca (Bola Sete)
02 - Meu Mundo Diferente (Konrad - Bola Sete)
03 - Dilema (O. Guilherme - Jacques)
04 - Piteuzinho (Bola Sete)
05 - Se Acaso Voce Chegasse (Lupcinio Rodrigues)
06 - Samba do Perrotoquei (Djalma Ferreira)
07 - Manha de Carnaval (Antonio Maria - Luiz Bonfa)
08 - Muita Bossa Brasileira (Bola Sete)
09 - Por Causa de Voce (Dolores Duran - Tom Jobim)
10 - Cingandinho (Bola Sete)
11 - Agora é Cinzas (Marcal - Bide)
12 - Sem Voce (Konrad - Bola Sete)

Bola Sete, Djalma Andrade, nasceu em 12 de julho de 1923 no Rio de Janeiro e faleceu em 13 de fevereiro de 1987. Santana, ao receber um de seus primeiros "Grammy", afirmara que uma de suas grandes influências tinha sido Bola Sete. A partir daí ele retornou ao centro do sucesso mundial. Todos queriam saber quem era Bola sete. Este não é seu melhor disco. Depois apresento outros.

Muitos músicos brasileiros em diferentes épocas, por diversos motivos, foram tentar a sorte nos Estados Unidos. No final dos anos 40 e início dos 50 foram Carmem Miranda, Bando da Lua e Ary Barroso. Mais ou menos por ordem de chegada: Laurindo de Almeida, Luiz Bonfá, Bola Sete, os instrumentistas Moacir Santos, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Oscar Castro Neves, Airto Moreira, João Gilberto, Tom Jobim, e muitos outros. Alguns passaram um tempo e depois ficaram na ponte-aérea, como foi o caso de João Gilberto e Tom Jobim. Embora tenham se tornado ícones nos EUA, nem todos tiveram reconhecimento no Brasil. Bola Sete ficou por lá tocando com cobras do Jazz e ficou esquecido no Brasil.

Em 1954 formou uma orquestra que correu América Latina e Espanha. Mudou-se para os Estados Unidos em 1959. A partir de 1960, Bolsa Sete começou a tocar com todo mundo. A partir daí, ninguém mais segurou Bola Sete. Em 1962, participou do Festival de Monterey, na Califórnia, E.U.A., como integrante do conjunto de Dizzie Gillespie. Esteve na Noite da Bossa Nova, no Carnegie Hall. Montou seu trio com os impecáveis Tião Neto no baixo, e Chico Batera na percussão.

Deixou dez LPs gravados nos Estados Unidos, o mais procurado dos quais, com Vince Guaraldi. Ao lado de Oscar Aleman e Paquito D´ Rivera, Bola Sete foi um dos criadores do jazz latino, unindo a sofisticação harmônica do jazz com a improvisação do choro, da bossa e dos ritmos caribenhos.

Bola Sete tem um site oficial onde se pode obter muita informação http://www.bolasete.com/