sábado, 16 de março de 2013

João Donato - Bad - 1970



1. The Frog (A Rã)(João Donato)

2. Celestial Showers (João Donato)
3. Bambu (João Donato)
4. Lunar Tune (João Donato)
5. Cadê Jodel? (The Beautiful One) (João Donato)
6. Debutante's Ball (João Donato)
7. Straight Jacket (João Donato)
8. Mosquito (Fly) (João Donato)
9. Almas Irmãs (João Donato)
10. Malandro (João Donato)

“Como confessa no encarte que acompanha o CD, Donato não sabia o que queria nem como gravaria. Ganhou autorização da gravadora para comprar os instrumentos que achasse necessário e tempo para ficar em casa descobrindo como tirar cada som dos teclados.

Quando entrou nos estúdios, Donato já tinha idéias mais claras. Pretendia usar instrumentos em dupla (duas guitarras, dois trompetes, dois pianos, dois trombones, duas baterias...) e sabia também com quem queria cercar-se: músicos americanos com quem já trabalhara (o saxofonista Ernie Watts, o flautista Bud Shank, o trompetista Jimmy Zito, o clarinetista Don Meza) e velhos parceiros do tempo da bossa nova, como o baterista Dom Um Romão e o violonista Oscar Castro Neves (ambos também morando havia anos nos EUA).

Quando já estava no estúdio, Donato recebeu telefonema de Eumir Deodato que, entusiasmado com o que ouviu, se ofereceu para fazer os arranjos. Foi aceito. Muitos músicos convocados por Donato integraram a orquestra de Stan Kenton, o que de certa forma fechava um ciclo na carreira do músico brasileiro: era Kenton seu modelo de compositor-arranjador quando começou a tirar as primeiras notas do piano, nos anos 40.”

Texto extraído do site BR-Instrumental.

* Um disco bem diferente do que costumamos ouvir recentemente de Donato. Mas de Donato pode-se esperar tudo. É o nosso Menino Maluquinho da música. Sempre um cigano viajando entre as pretas e as brancas.

É difícil achar esse disco no mercado brasileiro. Qualquer problema entrem em contato. Boa sorte.