domingo, 11 de novembro de 2012

Dom Salvador Trio - Tristeza - 1966



Músicos
Dom Salvador (piano)
Sérgio Barrrozo (contrabaixo)
Édison Machado (bateria)
Músicas
01 – Tristeza (Niltinho/Haroldo Lôbo)
02 - Indio Perdido (João Donato)
03 - Eu Compro Essa Mulher (Erlon chaves/David Nasser)
04 - Vou Dizer-te Adeus (Zé Keti)
05 - Um Sonho Azul (Salvador Silva Filho/Regina Werneck)
06 – Samborio (Salvador Silva Filho/Regina Werneck)
07 - Balanco Do Mar - Onda Quebrando (Zil Rozendo)
08 - Freds Ahead (Screider)
09 - Iluminando o Vazio (Salvador Silva Filho/Regina Werneck)
10 - A Cancao do Amor que Nasceu (Salvador Silva Filho/Regina Werneck)
11 - Sonho De Carnaval (Chico Buarque de Holanda)

* Taí um discão de hard-bossa, recomendo. Já saiu em CD remasterizado. Se não encontrar posso dar uma dica.


Dom Salvador, Sérgio Barrozo, Duduka da Fonseca e Dick Oatts




O site oficial de DomSalvador  é
http://www.domsalvador.com/base.htm

Dom Salvador (Salvador da Silva Filho), nasceu em Rio Claro, SP, em 12/09/1938 (virgem). Iniciou a carreira aos 12 anos, tocando piano em orquestras.

Em 1961 já era pianista conhecido, mas passou a ter maior sucesso atuando na boate Lancaster, em são Pualo, SP, ponto de encontro de músicos de Jazz. A convite de Dom Um Romão (bateria), foi trabalhar no Rio de Janeiro, RJ, integrando o conjunto Copa Trio ( Manuel Gusmão no contrabaixo, Dom Um Romão na bateria e Dom Salvador no piano). Essa era a segunda formação do Copa Trio, a primeira era formada por Toninho Oliveira ao piano João Palma, então com seus 17 anos, na bateria e Manuel Gusmão no contrabaixo. João Palma saiu do grupo para prestar o serviço militar. O Copa Trio se tornou conhecido nas boates do Beco das Garrafas, em Copacabana, RJ, acompanhando Elis Regina, Quarteto Em Cy, Jorge Bem, além de se apresentarem com uma proposta apenas instrumetal na base da hard-bossa.


Em 1965, formou o Rio 65 Trio, com Edison Machado na bateria e Sérgio Barrozo no contrabaixo. Foi uma dos trios mais ousados na época. Era uma levada pesada e improvisos de arrepiar. Também, na companhia de Edison Machado e Sérgio Barrozo era fácil. Foi uma revolução que muitos trios passaram a trilhar.


Em 1966, o trio parte para a Europa, apresentando-se em nove países com Edu Lobo, Silvinha Teles, Rubens Bassini e Rosinha de Valença. Só fera. Gravam nesse período um disco na Alemanha (ainda República Federal da Alemanha).


Ainda em 1966, após essa excursão, parte para os EUA com Copinha (Nicolino Cópia), Chico Batera (Francisco José Tavares de Sousa) e Sérgio Barrozo. Se apresentam em Nova York, Minneapolis e no Texas. Mais tarde ainda voltaria para os Estados Unidos acompanhando Elza Soares no Hotel Waldor Astoria.


De volta ao Brasil, afasta-se dos shows e passa a atuar em várias gravações, e viaja para diversos países, pesquisando músicas.


Em 1970, forma o Grupo Abolição, aproveitando a onda black que invadiu o país. Só tinha negão na banda: Darci no trompete, Oberdã no sax-tenor e flauta, Serginho no trombone, Lulu na bateria e vocal, Rubão Sabino no contrabaixo, Nelsinho na tumbadora, Maria vocal e Dom Salvador no piano. Sonzão da pesada. Gravaram um disco e se apresentaram acompanhando Elis Regina. Tem disco de 1971 e vídeo no youtube.


Após esse período, Dom Salvador se muda para o EUA e passa a tocar com grandes músicos de jazz. Há pouco tempo retornou ao Brasil para uma apresentação no SESC em São Paulo. Ainda vou falar mais sobre Dom Salvador.