sábado, 11 de setembro de 2010

Milton Banana Trio - 1965




Músicos
Milton Banana (bateria)
Walter Wanderley (piano)
Guará (baixo)

Músicas
01 - Garota de Ipanema (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
02 - Primitivo (Sergio Mendes)
03 - Samba de Verão (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle)
04 - Primavera (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes)
05 - Nanã (Moacir Santos / Mário Telles)
06 - Samba do Avião (Tom Jobim)
07 - Minha Saudade (João Gilberto / João Donato)
08 - Ela É Carioca (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
09 - Sambou Sambou (João Mello / João Donato)
10 - Noa Noa (Sergio Mendes)
11 - Inútil Paisagem (Tom Jobim / Aloysio de Oliveira)
12 - Samblues (Durval Ferreira / Maurício Einhorn)

Milton Banana, taurino de 23 de abril, é o criador da batida da bossa nova na bateria. No início do movimento foi o baterista que mais trabalhou no Rio. Todo mundo queria tocar com ele. Não só no Brasil, assim como João Gilberto, lá fora todos queriam conhecer aquela batida. Tom Jobim quando gravava nos Estados Unidos não suportava ouvir baterista de jazz tocar bossa em 4/4, reclamava, com aquele seu jeito, "meu filho é 2/4", e os caras não sabiam levar. O que ele fazia? Chamava o Milton Banana.

O disco que realmente estourou a bossa nos Estados Unidos, “Getz-Gilberto”, tem o cara que inventou a batida da bossa no violão e quem inventou a batida da bossa na bateria. Dizem as más línguas que Tom Jobim teve que apaziguar muita briga entre João Gilberto e Stan Getz para sair este disco. Tom, autor da maioria das músicas, praticamente não aparece, só faz a cama para as duas estrelas aparecerem. Milton, taurino boa-praça, só dava risada e segurava a onda para aqueles três egos inflados. Depois ele colocou a bateria no saco e partiu com João Gilberto (violão), João Donato (piano) e Tião Neto (contra-baixo) e foi dar uma volta pela Europa. Ia esquecendo, o disco que estourou a bossa nova no Brasil, “Chega de Saudade”, do João Gilberto, advinha quem é o batera? Não sei não, Milton Banana pode ter contribuído muito mais do que sabemos para essa fama do João Gilberto. Aliás, antes da bossa estourar eles já tocavam juntos pelos becos do Rio há bastante tempo. Mas isso é outra história.

Bom, esse disco que está aí, ficou meio perdido, não constava nem da sua discografia. Para mim é um dos melhores Ele toca com Walter Wanderley (piano) e Guará (bateria). Walter Wanderley, um grande pianista que depois se apaixonou por aquele órgão de gosto duvidoso. Uma pena. Guará, assim como Wanderley, fazia parte da garotada paulista que se amarrava em jazz.

Com Milton Banana não tem aquela de “bossa nova é música de apartamento”, como diziam. Com ele o couro come. Aliás o nome dele nem é Milton, é Antônio de Souza. Durma-se com um barulho desses. Vai procurar Antônio de Souza no Google pra vocês verem o que acontece.

Uma curiosidade: a grande frustração de Milton foi ter perdido sua namorada Elza Soares pro Garrincha. Numa entrevista para Ruy Castro ele confessa - "a merda é que eu era botafoguense".

* Esse disco já foi lançado no Brasil em comemoração de 100 Anos da Odeon. A tiragem foi limitada, mas ainda é encontrado nas lojas do ramo.

Procurar no google por Milton_Banana_Trio_1965