sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tom Jobim_Stone Flower_1970



Este é o terceiro grande disco do Tom. Foi gravado junto com Tide, em 1970. Poderiam formar um album duplo. Os arranjos são do genial Eumir Deodato.

Músicos
Antonio Carlos Jobim (piano, violâo)
Eumir Deodato (violâo, piano)
Ron Carter (baixo)
João Palma (bateria)
Airto Moreira, Everaldo Ferreira (percussão)
Hermeto Pascoal, Jerry Dodgion, Romero Penque (flautas)
Joe Farrell (flauta baixo)
Burt Collins, Marvin Stamm (trumpetes)
Garnett Brown (trombone)
Ray Alonge, Joe de Angelis (French horns)
Urbie Green (trombone solo)
Joe Farrel (sax soprano)
Hubert Laws (flauta)
Harry Lookofsky (violino)
Cordas (violinos, violas, cellos)

Arranjo (Eumir Deodato)


Músicas
01 - Tereza My Love (Tom Jobim)
02 - Children’s Games (Tom Jobim)
03 - Choro (Tom Jobim)
04 - Brazil (Ary Barroso)
05 - Stone Flower (Tom Jobim)
06 - Amparo (Tom Jobim)
07 - Andorinha (Tom Jobim)
08 - God And The Devil In The Land Of The Sun (Tom Jobim)
09 - Sabia – (Chico Buarque e Tom Jobim)
10 - Brazil [de novo] (Ary Barroso)

Olha só a turma. Só cascudo. Esse Deodato !
Que discão. É um dos meus preferidos. Stone Flower (Quebra Pedra) aparece em grande versão do Santana no seu disco Caravanserai. A versão é incrível. Respeitou o arranjo original do Deodato com aquela cozinha latina. Vale a pena conferir. Santana sempre gostou do som brasileiro. O seu primeiro ídolo foi Bola Sete. Inclusive ele gravou um disco em sua homenagem. A partir daí foi Jobim, Caymmi, Nonato Buzar e outros

Vocês devem ouvir com carinho Tereza My Love. Essa composição Tom fez para sua mulher,

Tereza My Love
. Tem uma versão também fantástica para essa música com Edson Frederico. Vou colocar na pista mais tarde.

Children´s Games (Chovendo Na Roseira).
Essa é da Elis, não tem pra ninguém. Basta ouvir o disco Elis & Tom.

Choro
. É um choro moderno, estilo Radamés que Tom sempre gostou. Não respeita a métrica tradicional do choro mas é deslumbrante. Em toda roda de música instrumental sempre rola esse tema. Quem gosta muito de tocar essa música é a Daniela Spielmann sax-soprano do grupo Rabo de Lagartixa. Eu voltei a prestar atenção nesse tema quando a ouvi tocar no Bar Severina em Laranjeiras, Rio-Rj. Voltei pra casa naquela noite e toquei essa música sem parar.

Brazil
é aquele samba do Ary Barroso "Aquarela do Brasil". É uma das músicas mais executadas no mundo. O arranjo original é melhor que o desse disco. Perdeu um pouco do calor. Ary gostava de botar lenha na fervura. Por falar nisso, é bom lembrar que aquele arranjo que a gente conhece de Aquarela do Brasil não é do Ary e sim de Radamés. Acho que o Ary ficou devendo essa, embora nunca tenha negado.

Sabiá
é aquela do Festival da Canção de 1968 que causou grande confusão. Disputava o primeiro lugar com a música "Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores" do Vandré. Só um débil mental poderia colocar as duas músicas no mesmo nível. Mas foi o que se deu. Vaias para o vencedor, delírio dos perdedores. Os tempos eram outros.

Amparo
é aquela "Olha Maria". Linda letra de Chico. Também está no disco "Elis &Tom". Elis arrebenta, como sempre. Embora eu ache que ela estivesse meio amargurada. Não é o sentido da música em si. Se estivesse bem sairia melhor, tenho certeza.

Andorinha
é aquele tema praieiro. Ipanema antes da Garota, cheio de dunas e arpões. Cheira a Arpoador de manhã bem cedo quando chegam as Tainhas. Muito lindo. É só instrumental, nunca precisou colocar letra. A música já diz tudo: praia de manhã bem cedo, antes do sol das dez que faz mal a pele. Pesca de arrastão. Ainda tinha, acabou.

God And The Devil In the Land Of The Sun
(Deus E O Diabo Na Terra Do Sol). Trilha sonora do filme homônimo de 1964 de Glauber Rocha. Embora seja um ícone do Cinema Novo brasileiro, passou batido por aqui. É mais conhecida lá fora. A harmonia é deslumbrante, muito além do cinema novo. É minha opinião.

Esqueci alguma?

* Esse disco já saiu em CD no Brasil, mas é difícil achar. Só na Amazon, importado. Uma pena. Procurar no google por Tom Jobim - Stone Flower_1970. Por enquanto.