terça-feira, 11 de setembro de 2012

Chega de Saudade - História da Bossa Nova



Livro Chega de Saudade – Ruy Castro – 1990

Livro lançado em 1990 pela Companhia das Letras.

O livro conta a história da Bossa Nova através de seus personagens principais. Sem a pretensão de uma biografia, Ruy Castro, com uma narrativa bem humorada, como um romance, cheio de paixão, faz um passeio pela Época de Ouro da Música Brasileira.

São retratados os locais onde esses músicos maravilhosos se encontravam, onde tudo começou. Alguns talentos surgindo e outros ficando pelo caminho. Enfim, é uma historia de amor, com mocinhos e bandidos, gostosa de se ler. A sensação, quando se aproximam as últimas páginas, é que poderia ter outros capítulos. Uma pena.

O livro contém um índice remissivo e uma bibliografia bastante abrangente para aqueles que desejam se aprofundar no assunto. As fotografias, cedidas de acervos pessoais, são um capítulo à parte.

A impressão que se tem, logo no início, é de ser uma obra escrita por alguém que realmente ama o assunto, torce por alguns personagens e se entristece com outros que poderiam ter chegado mais longe.

Não é um livro escrito por encomenda como tantos que se vê por aí. Só acho que Ruy Castro poderia ter abordado melhor a contribuição de São Paulo para o movimento, que foi muito forte. De qualquer forma, o livro é uma delícia.

Recomendo.