quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Magro - Antônio José Waghabi Filho - Homenagem





Amanhã vai ser outro dia.


Magro - Antônio José Waghabi Filho - homenagem



Só podia ser. Como é bonito isso.
Mesmo gravado em 1975 para a novela Gabriela, está novamente na praça.
Resumindo: ainda vamos ouvir o Magrão por mais um tempo. 

"Oni, Onã, Ananayo"

Magro - Antônio José Waghabi Filho - homenagem



Não podemos esquecer que o arranjo dessa música é do Magrão.

Magro - Antônio José Waghabi Filho - homenagem



Isso aí é um daqueles programas "Pra Ver A Banda Passar" que Chico e Nara apresentavam na TV Record (SP). Em 1968 o estúdio pegou fogo e o acervo foi pro vinagre. Alguns tem saudade, outros agradecem.

Magro - Antônio José Waghabi Filho - homenagem

Está difícil. Depois de Bertrami, Severino Filho, agora o Magro. Sem esquecer de John Lord do Deep Purple. É muita gente boa indo embora.

Pensei em escrever um pouco sobre esse execelente músico, não sobre o aspecto musical, mas, como disse um amigo que me telefonou para dar essa triste notícia, como um parente ou amigo próximo que se foi. É assim que eu via o MPB4, uns amigos de faculdade. Foi na faculdade que aprendi a tocar violão e acompanhar a carreira desse quarteto. Eles cantavam e tocavam todas as músicas que eu gostava e o engajamento político também nos aproximava. Muito bacana. Tenho saudade dessa época. Quando ouço "Amigo É Pra  Essas Coisas" e "Roda Viva" sinto como se voltasse no tempo, um tempo bom. Hoje devo tomar um uisquinho e colocar alguns discos deles pra ouvir. Muita saudade.

E a música "Porto" de Dori Caymmi que rola toda noite na novela da TV Globo "Gabriela"? Sabe quem tá no vocal? Lógico que é o MPB4. Resumindo: ainda vamos ouvir o Magrão mais um tempo.

Sobre biografia, discografia e fotos deixo aqui o enderço do site deles, que com certeza, tem mais informação que eu. Façam uma visita em http://www.mpb4.com.br/blog , vale a pena.

Eles esqueceram de falar da música "Benvinda" do Chico Buarque que eles defenderam no IV Festival da Música Popular Brasileira realizado no Teatro Record (SP) em 1968. Não podemos esquecer que tem o Toquinho nessa fita. Ainda sem bigode lá no fundo. Eles ficaram em 6o lugar. Quem leva o 1o é "São Paulo, Meu Amor" de Tom Zé. Brincadeira.


Bossa Nova - História Som E Imagem


Esse livro foi lançado em 1996 em edição bilingue (inglês-português) acompanhado por um CD com as gravações mais representativas do movimento. Editora Spala - Rua Lauro Muller, 116/Gr. 3101 - Rio de Janeiro.

É uma publicação de muito bom gosto, em papel couché com texto bem elaborado e fotografias em preto e branco muito bonitas. Coisa de colecionador. Nunca mais vi nas prateleiras das melhores livrarias, mas talvez ainda se encontre nos sebos. Se é que alguém se desfez de uma obra dessa.