sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Edson Machado - É Samba Novo - 1964

Músicos
Edison Machado (bateria)
Tenorio Jr. (piano)
Sebastiao Neto (baixo)
Paulo Moura (sax alto)
Pedro Paulo (trumpete)
Ed Maciel (trombone)
Raul de Souza (trombone de válvula)
J.T. Meirelles (sax tenor)

Músicas
01 - Nanã (Moacir Santos / Clóvis Mello)
02 - Só Por Amor (Baden Powell / Vinicius de Moraes)
03 - Aboio (J. T. Meirelles)
04 - Tristeza Vai Embora (Baden Powell / Mário Telles)
05 - Miragem (J. T. Meirelles)
06 - Quintessência (J. T. Meirelles)
07 - Se Você Disser Que Sim (Moacir Santos / Vinicius de Moraes)
08 - Coisa Nº 1 (Moacir Santos / Clóvis Mello)
09 - Solo (J. T. Meirelles)
10 - Você (Rildo Hora / Clóvis Mello)
11 - Menino Travesso (Moacir Santos / Vinicius de Moraes)

Que música era essa?
Era uma mistura de samba e jazz que vinha amadurecendo no Beco das Garrafas em Copacabana nos anos 1950. Só que tinha uma levada mais pesada, basicamente instrumental. Mais tarde foi chamada de hard-bossa. Besteira. Tem que rotular. Coisa de americano. Era 2/4 da pesada. Samba, de alto nível. Samba só é samba se tiver cavaquinho? Na realidade era uma molecada, com os seus vinte e poucos anos que largou seu estudo de música clássica e caiu dentro. Não era uma música simples, era para ser ouvida com atenção. Não sei quem foi que disse que “se a música é boa ninguém conversa, presta atenção. Se a música é ruim todos vão embora” Aí é que João Gilberto se encaixa: sua música não é boa nem ruim. Descobriu a pólvora. Grande sucesso.

O som da turminha era pau puro: base de samba, ataque de trompete, trombone, sax, contrabaixo (ainda não se usava baixo elétrico), piano, bateria. O violão ainda não combinava com o banquinho. Era o instrumento de centro. Durval Ferreira era considerado o melhor violão de centro da época. Esse termo só existia nos EUA. É o meio de campo do futebol. Deixa todo mundo na cara do gol e segura a harmonia. Tinha flauta e vibrafone pra fazer a cama. Como eles aprenderam a tocar assim? Sei lá...

A turma era:
trombone – Raul de Souza, Edson Maciel, Edmundo Maciel,
sax e flauta – Meirelles, Paulo Moura, Cipó e Victor Assis Brasil,
trompete – Pedro Paulo, Hamilton e Maurílio,
violão - Baden Powell, Durval Ferreira, Waltel Branco, Menescal, Rosinha de Valença,
piano – Luizinho Eça, Luiz Carlos Vinha, Dom Salvador, Sérgio Mendes ( o mais fraco), Eumir Deodato (também não era do primeiro time. Era mais arranjador),
gaita – sem concorrente, Mauríco Einhorn,
contrabaixo – é covardia, como deu gente boa. Tião Neto, Octavio Bailly, Zezinho Alves, Manuel Gusmão, Bebeto, Edson Lôbo, Luiz Marinho, Sérgio Barroso,
bateria – também é só cobra criada. Milton Banana, Edison Machado, Dom Um Romão, Chico Batera, João Palma, Hélcio Milito, Ohana, Vitor Manga, Wilson das Neves, Airton Moreira. Devo ter esquecido alguém.
arranjo – Moacir Santos, Lindolfo Gaya, Eumir Deodato, Luizinho Eça, Meirelles e Cipó.

Dessa turma surgiram trios, quartetos, sextetos , octetos, orquestras e gafieira. Por quê não? Com o advento do iê-iê-iê e da música de festival a maioria tirou o passaporte. Todos odiavam ter que acompanhar aqueles analfabetos para sobreviver. Alguns ainda acompanharam cantores talentosos como Simonal, Jorge Ben, Elis, etc. Mas o resto vazou mesmo. Sem chance.

Droga pra turma era mais whisky e alguns comprimidos (não sei a base de quê). A Erva do Norte ainda tava começando a fazer a cabeça da rapaziada. Mas vamos pular essa parte.

Só falei da turma do Rio de Janeiro. Depois falo sobre a turma de São Paulo que também teve a sua turma da pesada. Do mesmo porte. Com certeza. Aliás, São Paulo pode ser o túmulo do samba, mas em termos de Bossa ainda precisa de uma boa biografia. Muito músico do Rio ganhou fama e sucesso em São Paulo. E vice-versa.

Os discos que tiraram essa turma do porão foi esse do Edison Machado "É Samba Novo” e o do Sérgio Mendes “Vocês Ainda Não Ouviram Nada” (palavras do Tom Jobim). Tiveram outros, como “Coisas” do Moacir Santos e o do Tenório Jr “Embalo”. É a mesma turma, vocês vão ver.

* Esse disco já foi lançado em CD no Brasil. Procurar nas melhos lojas do ramo. Se não achar fale comigo.