segunda-feira, 14 de julho de 2014

Paulinho da Viola e Radamés Gnatalli - Sarau Para Radamés.


Tocar - Camerata Carioca

 
Por Paulo Eduardo Neves
 
Um dos mais importantes discos de choro já feitos acaba de ser finalmente lançado em CD, é o Tocar do Camerata Carioca. O grupo foi um divisor de águas na história do choro, fazendo uma até então inédita combinação entre erudito e popular. Foram pioneiros em interpretar músicas eruditas, como peças de Vivaldi com uma instrumentação tradicional de choro. O próprio nome do grupo vem daí, a partir de uma brincadeira do Hermínio Bello de Carvalho dizendo que o grupo se sofisticou a ponto de não ser mais um regional, mas sim uma camerata.

O Camerata Carioca foi um verdadeiro ninho de cobras, até hoje seus integrantes estão entre os melhores músicos do Brasil. Na época deste disco, faziam parte o grupo Joel Nascimento, no bandolim, Maurício Carrilho e João Pedro Borges, nos violões, Luiz Otávio Braga no sete cordas, Henrique Cazes no cavaquinho, Beto Cazes no pandeiro e e Edgar "Dazinho" Gonçalves nos sopros. Músicos da estirpe de Rafael Rabello, Celsinho Silva e Luciana Rabello passaram pelo grupo em outras formações. O mentor da turma era o maestro Radamés Ganattali, que aproveitou os então novos talentos para dar ao choro uma sofisticação até então nunca vista.

O grupo também inovou no repertório, trazendo novos compositores para o universos chorístico, gravando Piazzolla, Villa e Leo Brouwer. Além destes compositores, o disco traz músicas de Wagner Tiso, Pixinguinha, Anacleto de Medeiros e de Radamés, que participa tocando em sua composição Remexendo.

É um lançamento da gravadora Universal, portanto, procure em sua loja de discos preferida.
Músicas
01 - Fugata – (Astor Piazzolla)
02 - Choro De Mãe – (Wagner Tiso)
03 - Marreco Quer Água – (Pixinguinha)
04 - Valsa Triste – (Radamés Gnattali) 0
05 - Ainda Me Recordo – (Pixinguinha)
06 - Terna Saudade – (Anacleto De Medeiros & Catulo Da Paixão Cearense)
07 - Remexendo – (Radamés Gnattali)
08 - Uma Rosa Para Pixinguinha – (Radamés Gnattali)
09 - Lenda Do Caboclo – (Heitor Villa-Lobos)
10 - Fuga No 1 – (Leo Brouwer)


Músicos
Joel Nascimento – solista bandolim
J
oaquim Santos 1º violão
Mauricio Carrilho- 2º violão e violão baixo
Luiz Otávio Braga - Violão 7 cordas
Beto Cazes- percussão
Dazinho – sax alto e flauta