segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Maratona Cross Country de Búzios - RJ

4ª Maratona Cross Country de Búzios - 10/11/2012


Búzios é a cidade mais charmosa da Região dos Lagos. É aqui que será realizada a 4ª. Maratona Cross Country de Búzios. As inscrições estão esgotadas. Infelizmente. Bom, eu também não iria encarar uma pedreira dessas.

Trata-se da primeira prova de 42km dessa modalidade realizada no Brasil. A iniciativa partiu de um sonho antigo de Bernardo Tillman, carioca, de 30 anos e sócio da assessoria esportiva Tribus Adventures. Apaixonado por Búzios desde criança, ele resolveu juntar os treinos que fazia pela região numa maratona. O porém é que Bernardo já tem alguns Ironmen no currículo, inclusive já participou do Mundial, no Havaí, e os seus treinos não são leves. A largada, às 7h, e a chegada serão na Rua das Pedras. O término da maratona está previsto para as 15h.

Os primeiros quilômetros pela Orla Bardot são planos. O maior problema é justamente o desnivelamento do chão, feito de pedras e paralelepípedos.

Após 1,5km de corrida, os competidores irão deparar com uma íngreme ladeira na altura da Praia de João Fernandes. É quase impossível subi-la correndo. Então, não é vergonha caminhar neste pedaço, já que ainda tem muito chão pela frente. Essa ladeira não é a única, já que a altimetria varia muito em todo o percurso, especialmente nos primeiros 21km. De João Fernandes, os corredores seguem em direção à Praia Brava. Depois, continuam pela Praia do Forno até chegar na Ferradura. Pode dar um mergulho rápido, a água é fria, mas recomendo

A próxima praia do percurso é Geribá, no quilômetro 21. Os corredores partem para a areia. Como a prova pode ser feita sozinho, em dupla ou em quarteto (10,5km para cada um), é nesta praia, a mais badalada de Búzios, que ocorre a transição nas duplas.

Logo no início da segunda metade está o ponto mais bonito da prova. Após completar a Praia de Tucuns, pela areia, os corredores se deparam com uma íngreme trilha no fim do canto direito. É o acesso para um mirante, que tamnbém é utilizado como pista por pilotos de parapente. Visual. À direita, é possível ver Búzios quase que por inteira, e à esquerda, Cabo Frio. Da vontade de parar de correr e apenas sentir a briza.

A segunda metade do percurso segue por dentro de Búzios, longe do litoral. Os corredores avançam por trilhas, por uma fazenda, ater chegar à praia Rasa, onde começa um longo trecho de areia, que só termina após percorrer toda a Praia de Manguinhos. A partir daí, a altimetria começa a variar novamente. É preciso subir e descer um morro para chegar à Praia da Tartaruga (tem tartaruga).

O percurso tem cerca de 14km na areia, 2km no asfalto, 9km no paralelepípedo e 17km são feitos por trilhas e terra batida. Haja fôlego. Já estou cansado.

Búzios na Sola do Pé. Anote:

Kit da Prova – A entrega será feita somente no dia 9, das 14h às 22h, no Hotel Atlântico Búzios.

Largada – Às 7h, na Rua das Pedras.

Altimetria – O ponto mais alto da prova será no km 21, com cerca de 180m. Há outros dois com cerca de 100m, antes do 5km.

Boa sorte.

*Esse artigo foi publicado no Jornal O Globo de 19/10/2012 - Victor Costa (victor.costa@oglobo.com.br)


0 comentários: