terça-feira, 29 de novembro de 2011

Chú Viana (Xu, Shu Viana) - Contrabaixo Brasil

Chú Viana (Manoel Luiz Lameira Viana)

No início dos 50, Chú Viana era considerado o melhor baixista nacional. Admirado por todos os iniciantes nesse instrumento, era o nosso Scott La Faro. Poderia ter tido um reconhecimento maior, não fosse o descompromisso com a carreira; chegava sempre atrasado aos ensaios, quando aparecia. Zé Rodrix que o conheceu bem dizia que era um gênio, absolutamente exótico, incontrolável e engraçadíssimo.

De 1960 a 1962 trabalhou no programa da TV Excelsior – Brasil 60, comandado por Bibi Ferreira, junto com Rubinho Barsotti e Pedrinho Mattar.

Em 1969 participa do disco Resala´s Band (do José Resala o Turquinho, baterista).

Frequentador do Ponto dos Músicos, na esquina da Avenida São João com Avenida Ipiranga em São Paulo, Chú apadrinhou Bira (baixista do Jô Soares). Sabendo que o Chacrinha procurava um contrabaixista, Chú indicou Bira. A partir desse impulso, a carreira desse outro grande músico iria mudar definitivamente.

Em 29 de novembro de 1959, Shu toca com Dick Farney, Ed Lincoln, Paulo Moura, Rubinho Barsot e outros no auditótio da Globo. Virou capa de jornal e capa de disco. O disco é Dick Farney E Seu Jazz Moderno. Tem por aí. Se não acharem posso dar uma dica. Discão. A turma esstá afinada.

Após uma apresentação da banda de Woody Herman no Teatro Paramount, em São Paulo, E1958, os músicos saíram para beber e dar uma canja no bar do Hotel Claridge (mais tarde Cambridge), na Avenida Nove de Julho. No local se apresentava o trio formado por Walter Wanderley (piano), Rubinho Barsotti (bateria) e no contrabaixo revezando Chú Viana e Azeitona (outro grande músico). A noite virou uma grande jam session. Mais sobre o assunto no site do jornalista Fernando L. Barros http://saxofonistacase.blogspot.com/2009/04/capitulo-2.html

Infelizmente, ainda não tenho mais dados sobre esse extraordinário baixista. Como não pretendo escrever sua biografia, à medida que for obtendo mais informações acrescentarei nesse espaço. Os leitores também podem contribuir. A finalidade do blog é manter viva a memória desses músicos.


*A foto acima, a única que achei, foi retirada do blog do Fernando L. Barros.


Músicos
Waldemar Marchetti (Corisco) - percussão
Hamilton Godoy - piano
Manuel Luis Viana "Xu Viana"- contrabaixo
Heraldo do Monte - guitarra
Dirceu Simões de Medeiros - bateria


1 comentários:

edgard horacio disse...

no livro do cesar camargo mariano
tem algumas passagens sobre ele.