A finalidade deste espaço é compartilhar com os amigos o interesse por Búzios e sua antiga relação com a Bossa Nova. Bossa Nova não é só música, é um Estilo de Vida. Um Estilo Buziano de Viver. Não vendo disco, só divulgo para os amigos que me pedem emprestado. Se você discorda de algum conteúdo divulgado neste blog, favor entrar em contato. Eu tenho todos os discos que recomendo aqui.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
domingo, 12 de dezembro de 2010
Erlon Chaves - Sabadabada - 1965

Músicos
Erlon Chaves - piano e arranjo
José Lídio Cordeiro (Papudinho) - piston
João José Pereira de Souza (Raulzinho) - trombone
Hector Bisignani (Costita) – sax
Renato Augusto Menconi - sax
Kuntz Adalberto Naegele - sax
Carlos Castilho – violão
José Antônio Alves (Zezinho) – Baixo
Clineu Golçalves (Pirituba) – bateria
Apostolo Secco – barítono
Músicas
01 - Balanço Zona Sul (Tito Madi)
02 – Você (Menescal - Boscoli)
03 – Deixa isso pra lá (Alberto Paz – Edson Menezes)
04 – Reza (Edu Lobo – Ruy Guerra)
05 – Batucada (Murilo a. Pessoa)
06 – Deixa (Baden Powell – Vinícius de Moraes)
07 – Opinião (Zé Keti)
08 – Primavera (Carlos Lyra – Vinicius de Moares)
09 – Na Base do Improviso (Erlon chaves)
10 – Sabadabada (Erlon Chaves)
11 – Inútil Paisagem (Antonio C. Jobim e Aloysio de Oliveira)
12 – Bafafá (Alfredo Borba – Jota Costa)
Neste excelente disco (1965) o maestro Erlon Chaves tinha apenas 32 anos. Não foi seu primeiro disco como maestro e arranjador. O primeiro data de 1959, então com 26 anos (Em Tempo de Samba – Erlon Chaves e Sua Orquestra). Foi mais um menino prodígio, tal Eumir Deodato e Luizinho Eça, mas teve sua brilhante carreira abreviada por um infarto fulminante em 1974. Em 1968 Erlon já era arranjador, regente e pianista de Elis Regina em sua excursão a Paris, onde apresentam-se no Olympia.
Depois deste brilhante disco Erlon Chaves se dedicou a trilhas de novelas da “Globo” que estavam no auge na época. Em 1966 fez a música tema da novela o “Sheik de Agadir” e “Eu Compro Esta Mulher”. Em 1970 participou como arranjador e compositor da novela ”Pigmaleão 70”. Todo esse sucesso trouxe graves transtornos para Erlon. Em 1970, no auge da ditadura militar, no Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho, a música “Eu Também Quero É Mocotó", de Jorge Bem, chegou a final. Era um som samba-black-porra-louca meio Motown, com 40 crioulos de batas vermelhas curtindo aquele batidão no palco. Passada a eliminatória, na final Erlon botou pra quebrar. Diríamos que baixou o nível. Na realidade era uma forma de provocação a tudo que rolava na época: ditadura, preconceito, racismo, amor livre, etc. Sem que ninguém soubesse, Erlon coloca duas louras lindíssimas de biquínis sumários exibindo uma coreografia erótica para apimentar o mocotó da música. Erlon sai do festival direto para a delegacia. Erlon Chaves ainda formaria a Banda Veneno com a maioria destes componentes do festival, mas os tempos eram outros. Assim como Simonal, seu grande amigo, o preconceito era grande nessa época. Os dois se ferraram, praticamente no mesmo ano. Erlon tinha outro agravante, era namorado de Vera Ficher, louraça, ex-miss Brasil. Aí era demais para as cabecinhas da época. Imagina.
* Uma curiosida. Algumas pessoas podem estar estranhando o nome João José Pereira de Souza (Raulzinho) – trombone. É isso mesmo, o nome está correto. O rebatismo ocorreu num programa de calouros do Ary Barroso. Raulzinho levou alguns prêmios e o Ary, na bucha, falou que ele tocava bem, mas trombonista com nome de João José não tinha nada a ver e o rebatizou de Raulito. Mais tarde Raulito passou pra Raulzinho. Depois escrevo mais sobre esse grande músico.
* Esse disco já saiu em CD pela Warner. É difícil achar. Como acho que vale a pena, vou dar uma dica. Procurar no google por Erlon_Chaves_Sabadabada - 1965. Por enquanto.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Laurindo Almeida e Bud Shank - Brazilliance - 1953

Músicos
Laurindo Almeida (violão)
Chuck Flores (bateria)
Gary Peacock (baixo)
Bud Shank (sax alto)
Harry Babasin (baixo)
Músicas
01 – Atabaque
02 - Amor Flamengo
03 - Stairway To The Stars
04 - Acertate Mas
05 - Terra Seca
06 - Speak Low
07 - Speak Low (Alternate Take)
08 – Inquietacao
09 - Baa-Too-Kee
10 – Carinoso
11 – Tocata
12 – Hazardous
13 – Nono
14 – Noctambulism
15 - Blue Baião
* Que eu saiba, esse CD só saiu lá fora. Procurar na WEB por Laurindo Almeida Shank Brazilliance-1953.
Assinar:
Postagens (Atom)