domingo, 19 de setembro de 2010

Tamba Trio - Debut - 1962



Músicos
Luiz Eca (piano)
Bebeto Castilho (baixo e flauta)
Hélcio Milito (bateria)
Músicas
1. Tamba (Luiz Eça)
2. Batida Diferente (Durval Ferreira e Maurício)
3. Influência Do Jazz (Carlos Lyra)
4. Samba De Uma Nota Só (Antônio C. Jobim e Newton Mendonça)
5. Alegria De Viver (Luiz Eça)
6. O Barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli)
7. Minha Saudade (João Donato e João Gilberto) – não sei o que fez João Gilberto
8. Nós e o Mar (Ronaldo Boscoli e Roberto Menescal)
9. Samba Nôvo (Durval Ferreira)
10. O Amor Que Acabou (Chico Feitosa e Luiz F. Freire)
11. Mania De Esnobismo (Durval Ferreira e Chaves)
12. Batucada (Murilo A. Pessoa)
12. Ai, Se Eu Pudesse (Ronaldo Boscoli e Roberto Menescal)
13. Quem Quizer Encontrar O Amor (Carlos Lyra e Geraldo Vandré)

Tamba Trio. Esse conjunto me foi apresentado por um tio ou um primo mais velho. Não me lembro bem. Tinha lá meus 8 ou 10 anos. Na época não tava nem aí para essas bossas. Mas foi um impacto tremendo. Estava começando a curtir Bossa-Nova. Meus ídolos na época eram os Beatles. Totalmente diferente. Estava estudando clássico no piano com minha professora Da. Edna Solon Frantz e ela tocou algo do Tamba. Falei com ela, “já ouvi isso aí”. Ela me disse, “você é um moleque danado, é muito novo, não conhece nada disso”. Resumindo: ela curtia lá seus Chopins, mas depois se deliciava com Luizinho Eça. Mais tarde fiquei sabendo que Luizinho também mandava bem no clássico. Que barato!

O Tamba Trio foi um conjunto formado no Rio na década de 1960. No começo era Luiz Eça no piano, Bebeto Castilho no baixo e Hélcio Milito na bateria. Eles também faziam o vocal. Nunca gostei. Achava chato. Preferia o instrumental, que era muito bom. Cantando, o Tamba era fraco. Alguém falou na época que se o Tamba tocasse e os Cariocas cantassem seria o melhor grupo do mundo. Há controvérsias.

Luiz Mainzi da Cunha Eça nasceu em 3 de Abril e, infelizmente, faleceu em 1992. Fico emocionado. O Google deve ter muita informação. Mas uma coisa não tem no Google, Luizinho tocando com Bill Evans. Bill Evans veio ao Brasil para conhecer Luizinho. Evans sempre achou que Luizinho era o maior pianista que ele já tinha ouvido. Luizinho fazia o que ele fazia, mas ele não fazia o que Luizinho fazia. Entenderam? Gravaram um disco ao vivo no Chicos´Bar. O disco é ruim, os dois estavam totalmente chapados (como sempre). Mas é uma relíquia. Embora chapados, os dois tocavam muito. Uma pena. Podiam ter ido para um estúdio e gravado um disco antológico. Mas isso é outra história.

Além de pianista, Luizinho era um puta arranjador. Se você olhar a contra-capa de alguns discos da MPB verá que tem arranjo de Luizinho Eça. Podem ver, Milton, João Bosco, Joyce, Edu Lobo, Chico, Nara Leão, Vinícius, Elis, etc.

Luizinho nunca se deu o devido valor. Sempre tocou de sacanagem. Era a década de 70. Tudo era uma grande sacanagem, uma grande onda. Não posso dizer tudo o que sei, o que ele ganhou e como gastou. Para falar disso só Márcio Montarroyos, Victor Aassis Brasil e Nico Assunção...

Quando fiz 40 anos voltei a estudar piano. Sem querer, meu professor foi aluno de Luizinho Eça e professor de Ângela Rorô. Tava em casa, depois de tantos anos.

Me lembro, no antigo Jazz Mania, no Arpoador, Luizinho chegava lá pelas tantas. Com aquela cara de quem não sabe onde estou... Ia no bar, uma porrada de amigos, pedia um whiskey, com aquele seu relógio que ganhou da mamãe... Quem tava tocando era Renato Silveira, Cama de Gato, Boca Livre ou Hildo Hora. Não importa, ele chegou, era o cara.

Com todo respeito. Para mim, o maior pianista que já vi e ouvi. Outro garoto-prodígio. Com certeza.

* Esse disco acho que não foi lançado oficialmente em CD  no Brasil e no exterior. Não sei se a família da turma está recebendo algum direito autoral. Tenho que conferir. Você pode achar procurando no google por Tamba_Trio_Debut_1962 


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