quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Luiz Chaves - Contrabaixo Brasil

Luiz Chaves (1931-2007)
Luíz Chaves Oliveira da Paz, nasceu em Belém-PA, em 27 de agosto de 1931. Irmão de outro grande contrabaixistra, Sabá (Sebastião de Oliveira Paz 1927-2010), Luiz Chaves, foi criado em meio musical; tanto seu pai, mãe e irmãos se dedicaram a algum instrumento.

Em 1953 mudou-se para São Paulo com a finalidade de estudar engenharia, mas a paixão pelo contrabaixo falou mais forte.

Depois de percorrer a frenética noite de São Paulo dos anos 50 e 60 grava o excelente disco “Projeção” com um time de primeira do samba-jazz da época. Nesse disco já aparecem os músicos, que em 1964, formariam o Zimbo Trio (Hamilton Godoy – piano e Rubens Barsotti – bateria).

A partir de 1964, sua biografia se confunde com a história do Zimbo Trio. Foram 37 anos tocando juntos. Em 2001, teve que se afastar do Trio devido ao agravamento da doença que o levou a morte em 2007 (Mal de Azheimer). Infelizmente a mesma doença que levaria três anos depois (2010) seu irmão Sabá (vide abaixo). Em 1964, o Trio estréia na Boate Oásis, São Paulo, acompanhando Norma Bengell.

Em 1965, o Zimbo Trio passa a ser o grupo de apoio para Elis Regina e Jair Rodrigues no programa “O Fino da Bossa” da TV Record de São Paulo. O programa transmitido ao vivo, produzido por Manoel Carlos e Nilton Travesso, foi líder de audiência por três anos (1965-1967) e recebeu grandes nomes da música popular brasileira como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Os Cariocas. Alguns novos talentos como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Bethânia, Nara Leão, Baden Powell se consolidaram durante essas apresentações inesquecíveis. Além de Adoniran Barbosa, Sérgio Mendes, antes de partir definitivamente para os EUA, Hermerto Pascoal, Taiguara e muitos outros. A partir dessas apresentações foram gravados três disco antológicos, com o nome "O Fino da Bossa 1, 2 e 3". Inicialmente lançados em vinil, já podemos ouvi-los em CD e fazem parte da história da melhor música que o Brasil já produziu. Vale a pena conferir. No Youtube podemos assistir algumas apresentações desse programa. Com destaque para o dueto entre Elis e Simonal em 1966, em “Vem Balançar” de Walter Santos e Tereza Souza.

Em 1968, o Zimbo Trio grava dois discos ao vivo reunindo Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e o conjunto de choro Época de Ouro no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro. Outro disco antológico.

A partir daí o Trio se consolida, não mais como um grupo de apoio e sim como um dos mais respeitados grupos de música instrumental do Brasil. Os arranjos se tornam cada vez mais sofisticados e precisos, passam a tocar com orquestras e com grandes nomes do cenário internacional. Muito dessa evolução musical se deve a Luiz Chaves.

Além da sua participação no Zimbo, Luiz Chaves tinha como atividade paralela a formação de novos músicos. Desenvolveu método de ensino do contrabaixo, deu aulas e compôs para conjunto e orquestra. Fundou a “Casa de Música Luiz Chaves” onde transmitia toda a sua experiência adquirida pela longa convivência com músicos e intérpretes.

Luiz Chaves faleceu em 22 de fevereiro de 2007, aos 75 anos de idade e foi sepultado no Cemitério Memorial Park, em Embu, em São Paulo. Ainda temos muito a escrever sobre esse grande mestre do contrabaixo.


Programa Ensaio - TV Cultura - 1994

5 comentários:

Rosangela disse...

linda homenagem! emocionante!
vem também: https://www.facebook.com/pages/Luiz-Chaves/173320292717145
abraços,
Rosangela (filha)

Rosaura disse...

Realmente emocionante!
Obrigada pela homenagem,
Saudades...
Rosaura (filha)

José Carlos disse...

Pôxa, eu gostaria muito de entrar em contato com vocês. Não tenho material para fazer uma biografia, mas admiro todos os músicos sobre os quais escrevo aqui no blog. Sinto o maior prazer em fazer isso. Aprendo muito. Quando acho algo mais confiável acrescento aqui. Agora mesmo, vou começar a colocar mais coisa sobre o Waltel Branco que o pai de vocês conheceu bem.

Um grande abraço.

Rosaura disse...

Olá José Carlos,
Infelizmente só vi o seu comentário hoje, 2 anos depois :(
Visite a página que fizemos para o Papai no facebook. Lá você encontrará fotos e comentários que poderão lhe ajudar na sua pesquisa.
Um abraço,
Rosaura
https://www.facebook.com/pages/Luiz-Chaves/173320292717145

José Carlos disse...

Muito bacana a página no Facebook. Acrescentei na minha lista de favoritos. Vou voltar lá mais vezes e divulgar. Obrigado e Abraços.