terça-feira, 12 de julho de 2016

Balanço da Bossa - Augusto de Campos - 1968



* Augusto de Campos (São Paulo - 1931), poeta, tradutor, ensaísta, crítico de música e literatura, junto com seu irmão Haroldo de Campos e Décio Pignatari iniciam no início dos anos 1950 o movimento de "Poesia Concreta" no Brasil. Neste livro "Balanço da Bossa" Augusto de Campos compara a ruptura que a "Bossa Nova" promove com a música praticada no Brasil até o início dos anos 1960 com a segunda ruptura, ou quem sabe a sua evolução, que foi o "Tropicalismo". Óbvio que Augusto de Campos foi um crítico contemporâneo desses movimentos. Através de seus suplementos literários, no olho do furacão Bossa Nova, MPB, Tropicalismo, Augusto de Campos, como numa defesa de tese de mestrado acadêmica nos faz pensar: "Por que não?"


A Canção No Tempo - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - 1998



* Neste livro, Jairo e Zuza analisam, comentam e dão o testemunho de como foram feitas as músicas e a motivação que levou os compositores a gravarem essas pérolas da MPB (Música Popular Brasileira) de 1958 a 1985. É quase um livro de pesquisa, embora o texto seja leve, com diversos depoimentos dos protagonistas. Ano a ano as músicas em questão são dissecadas e contextualizadas. Aviso aos navegantes: não são as músicas de maior sucesso no período: quem vendia disco e bancava essas pérolas nas gravadora eram Roberto Carlos, Waldick Soriano, Paulo Sérgio, Agnaldo Timóteo, Nelson Ned, etc, chamados "bregas". Mas, aí, já é outro papo.

Beco das Garrafas - Marcelo Cerqueira - 1994



* Marcelo Cerqueira, carioca do Grajaú (1938), cursou a Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Em 1963 se envolve com o movimento estudantil militando pelo PCB e se elege vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes). Formado, se torna advogado de presos políticos. Em 1978 é eleito Deputado Federal pelo antigo MDB. Em 1989 volta a advogar, e, se torna, em 2000, presidente do IAB (Instituto dos Advogados do Brasil). Mas, o melhor do Cerqueira, não é o seu envolvimento político com suas idéias contundentes e sim a sua verve para a literatura e pesquisa. O seu texto  é aparentemente simples, de fácil acompanhamento. Neste livro, através de suas crônicas, ele relata um momento importante de Copacabana e a Bossa Nova. Ele fala sobre o Beco das Garrafas e arredores. Bom livro.


Eis Aqui Os Bossa Nova - Zuza Homem de Mello - 2008



* Em 1976, Zuza Homem de Mello conversou com diversos músicos, cantores e compositores sobre os desdobramentos da "Bossa Nova". Foram diversas entrevistas com personagens que participaram diretamente ou foram influenciados pelo movimento. Como consequência desses depoimentos Zuza lança a primeira edição desse livro em 1976. Em 2008 ele volta ao assunto e constata que a opinião dos participantes não mudou muito e relança o livro com poucas observações. Para quem gosta do assunto é um livro gostoso de se ler.


Bodas da Solidão - Um Olhar Azul Para Luiz Eça - 2007


* Um livro corajoso e comovente. Fernanda Quinderé e Luizinho Eça se conheceram ainda garotos e se tornaram amantes, amigos, parceiros, marido e mulher. Com idas e vindas, Fernanda participa de toda a trajetória de um gênio com os seus altos e baixos. Qualquer um que se interessa por esse tipo de literatura já conhece muito de Luizinho, mas, Fernanda, vai além. Não é uma biografia, mas, aqui nós temos o necessário para compor o perfil de um dos maiores músicos de sua geração. 
Recomendo.