segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Airto Moreira_Fingers_1973



Estou atendendo a um pedido de um parceiro que me pediu essa bolacha. Na pista Fingers do Airto, com direito a mosca. Este disco tinha tudo pra ser uma pauleira: boa música, harmonia rebuscada, uma cozinha impecável, funk de primeira, forró cheio de sacanagem, só fera. Além do próprio Airto que dá garantia de maré cheia. Mas, a qualidade do som, a gravação, é fraquinha, meio garagem. Resumindo: muita gente boa e mal gravada. Em 1973, idade do disco, já se gravava com um monte de canais. Pink Floyd abusou. Aliás, ainda vou escrever sobre este ano. Parece que todo mundo gravou os seus melhores discos em 73. Menos o Airto que estava fazendo os arranjos para sua mulher deitar e rolar no disco Borboleta do Santana no início de 74. Esse disco rendeu pra Flora uns Grammy e uma grana legal. Imagina uma brasileira meio clandestina ser considerada a maior cantora de jazz. Nessa época Airto não sabia se investia na sua carreira ou na da mulher. Ficou meio chapado. Quem colocou o cara na pista novamente foi Al Dimeola. Mas aí é outra história. Depois eu conto.


2 comentários:

Junior`s Jam disse...

Poxa Zé Carlos...muito obrigado mesmo por voce colocar neste blog esta verdadeira obra-prima que é este LP do gênio da percussão Airto Moreira.
Bom...conheci este disco através do ótimo programa "Som do vinil" apresentado pelo Charles Gavin no canal Brasil (66 da NET).
Após a longa entrevista com Airto Moreira(depois de ter contado como foi ter ido para USA e ter tocado entre outros com gente do calibre Miles Davis, Billy Cobham e até mesmo Jimi Hendrix (infelizmente nada foi registrado deste encontro em disco)o percussionista e baterista paranaense contou como foi gravar "Fingers".
Segundo ele a gravadora deu um dinheiro legal pra produção do album e ele recrutou os irmãos uruguaios Hugo Fattoruso (teclados e vocais) e Jorge Fattoruso (bateria)e o americano David Amaro (que depois faria parte da banda de Stanley Clarke).
Airto contou no programa que tocou de costa a costa pelo Estados Unidos e segundo ele o disco vendeu muito bem na época tanto nos USA como na America Latina.
Sobre o detalhe que voce colocou no post referente a maioria dos músicos terem gravado os seus melhore albuns em 1973 eu concordo em parte, no meu blog eu escrevi que os melhores discos (pelo menos de rock and roll) foram lançados em 1972.
Vou citar apenas 5 exemplos (mais tem muito mais):
Led Zeppelin - IV
Deep Purple - Machine Head e Made in Japan
Wishbone Ash - Argus
Jethro Tull - Aqualung
Emerson, Lake and Palmer - Trilogy

Junior`s Jam disse...

Só mais um detalhe...
Flora Purim em 1974 não era "meio clandestina" ela era totalmente ilegal ... fora da lei mesmo. A cantora carioca tinha sido pega com posse de drogas o que lhe custou 18 meses de "cana" e 12 anos em liberdade condicional.