quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ginga Trio - Plenitude - 1965



MúsicosBenê (Benedito Dantas Chiaradia) - Piano
Guilherme: (Antônio Guilherme de Souza Franco) - Bateria
Nelsinho (Nelson Rui Gonçalves Xavier de Aquino) - Contrabaixo

Músicas
01 - Plenitude (Benê)

02 - L Helena (Benê / Sergio Bussab)
03 - Carcará (João do Vale / José Cândido)
04 - Inútil Paisagem (Antonio Carlos Jobim / Aloysio de Oliveira)
05 - Maria-Moita (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes)
06 - De Manhã (Caetano Veloso)
07 - Ginga (Benê / Nelson / Guilherme)
08 - Das Rosas (Dorival Caymmi)
09 - Blusão (Benê / Nelson / Guilherme)
10 - Preciso Aprender a Ser Só (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle)
11 - Yemanjá (Luis Roberto / Tuca)
12 - Jovem (Benê)

Esse é um daqueles grupos que apareceram e desapareceram repentinamente na década de 1960. Nunca mais ouvi falar deles. Eram talentosos mas não tinham como competir com o Tsunami que foi a Jovem Guarda e a invasão do Pop Inglês e Americano. A maioria desses discos ficaram guardados nos armários dos tios e primos mais velhos, quando estes partiram e foram arrumar os quartos esses discos foram vendidos para os sêbos mais próximos. Se não fossem os colecionadores como Caetano Rodrigues maioria teria se perdido. Caetano Rodrigues, o maior colecionador de vinil de Bossa Nova do Brasil, junto com Charles Gavin dos Titãs, começaram a colocar essas preciosidades na pista novamente. A partir das fitas originais remasterizaram algumas obras primas que estavam totalmente esquecidas. Esse disco é um bom exemplo disso. Agora podemos ouvi-lo no formato CD.

A ficha técnica tirei da capa original.

Benê
(Benedito Dantas Chiaradia) nasceu em São Bento do Sapucaí aos 7 de agosto de 1946. Estudou música e flauta com o maestro Zuza Barros em sua terra natal. É autodidata no piano, sendo que alguns exercícios foram-lhe ministrados por Pedrinho Mattar e Renato Mendes. Atualmente cursa o Terceiro Ano Clássico. Como flautista atuou nas peças teatrais "Arena Canta Bahia" e "Tempo de Guerra".

Guilherme
Guilherme (Antônio Guilherme de Souza Franco) nasceu aos 25 de novembro de 1946. Dedica-se inteiramente à bateria. Profundo conhecedor de seu instrumento e grande admirador dos clássicos, é membro da Orquestraa Filarmônica de São Paulo como percussionista.

Nelsinho
(Nelson Rui Gonçalves Xavier de Aquino) nasceu aos 5 de dezembro de 1945. Neto da famosa cantora lírica Eliza Gonçalves é sobrinho de exímios violonistas, tendo estudado música com esses parentes. É autodidata no contrabaixo, incentivado por Joana Aleman Moreira.

*Outras notícias serão bem-vindas.

* Esse disco já saiu em CD. É difícil achar. Procurar na WEB por Ginga Trio.


2 comentários:

Walter Carneiro disse...

Me empresta esse disco, José Carlos??
Um abraço Buziano!

José Carlos disse...

É só baixar.